Respire Fundo
Será que a meditação e a manifestação podem realmente aliviar suas dificuldades financeiras?
FINANÇAS
3/17/20232 min read
O aplicativo de investimento e banco Stash lançou uma parceria com o The Class, uma experiência de treinamento que prioriza a atenção plena e a meditação.
Quando a atenção plena e a manifestação se tornaram ferramentas legítimas oferecidas pelos bancos aos seus clientes - e será que realmente funcionam?
As pessoas que confiam na conexão entre a atenção plena e as finanças pessoais estão no caminho certo. E, como qualquer meditador casual sabe, é difícil manter a atenção plena quando estamos sob pressão.
Brandon Goldstein, um planejador financeiro da Prudential, reconhece o valor de lidar com o estresse associado às finanças pessoais, pois isso pode afetar a capacidade do cliente de planejar seu futuro. "Acabamos de passar por uma pandemia global, e o mercado de ações teve grandes quedas, seguidas de recuperações rápidas e novas quedas. Além disso, há muitos eventos acontecendo, como problemas bancários e conflitos em andamento", disse ele em uma entrevista. "Acredito que abordar o bem-estar é benéfico para a pessoa e ajuda a alcançar uma mentalidade clara".
Para Goldstein, uma maneira importante de priorizar o autocuidado e a saúde mental ao lidar com as finanças pessoais é reservar um tempo para si mesmo. "As pessoas estão ocupadas cuidando de outras pessoas e de suas empresas ou clientes, e muitas vezes não encontram tempo para cuidar de si mesmas. Isso é um grande problema."
Reservar um tempo para si mesmo pode significar buscar um planejador financeiro, avaliar seu bem-estar financeiro e estabelecer um plano de longo prazo. Sabemos que isso pode não ser tão atraente quanto um dia de spa, mas tem o potencial de aliviar um grande peso. "Acredito que atividades como ioga ou meditação podem ser benéficas para o bem-estar de alguém, ajudando a limpar a mente e reduzir o estresse quando se trata de dinheiro", disse Goldstein. "Mas acho que é muito importante elaborar um plano".
Uma abordagem mais abrangente
No entanto, se você acha que as discussões sobre finanças pessoais são frias e insuficientes, isso não significa que você deva evitar completamente o assunto. Em vez disso, encontre maneiras de abordar as finanças de forma pessoal, como buscar um terapeuta financeiro (sim, eles existem).
Ao contrário da meditação e da manifestação que supostamente resolvem passivamente suas finanças, conversar com um terapeuta financeiro pode ajudar a aliviar suas ansiedades e obter um plano financeiro personalizado.
Profissionais financeiros e de saúde mental podem se tornar terapeutas financeiros certificados após obter as certificações necessárias em planejamento financeiro, terapia financeira e habilidades terapêuticas. Para manter a certificação, esses especialistas devem aderir a padrões fiduciários, o que é um aspecto importante ao procurar qualquer planejador financeiro para garantir que ele esteja agindo em seu melhor interesse financeiro.
Conclusão: O ritual não vai resolver seus problemas financeiros. É apenas uma peça do quebra-cabeça. Se essas ferramentas o ajudarem a ter uma perspectiva melhor da vida e o motivarem a tomar medidas para garantir seu futuro financeiro, então parabéns! Use-as com cuidado para construir um plano financeiro sólido com atenção plena.