O empreendedor que nunca empreendeu
Uma síndrome que fará com que você fracasse antes mesmo de começar.
ECONOMIA
5/17/20232 min read
"Nenhum empreendedor de sucesso começou com um produto impecável."
Preste bastante atenção, pois hoje vamos abordar uma das síndromes mais difundidas e difíceis de superar.
A Síndrome do Empreendedor de Escritório
Sim, "empreendedor" e "escritório" são como óleo e água; eles simplesmente não se misturam.
Mas afinal, o que é essa síndrome? Vou ilustrar com uma história pessoal:
Há alguns meses, um dos meus melhores amigos estava ansioso para lançar sua startup. Ele havia se preparado diligentemente: realizando pesquisas de mercado, analisando clientes em potencial e elaborando sua estratégia. Tinha cumprido todas as etapas prévias de acordo com os manuais de empreendedorismo; o único passo restante era iniciar. No entanto, os dias se passavam e nada acontecia.
Após algumas semanas, decidi perguntar: "Dá o Papaloide meu brother, o que está acontecendo com o seu projeto? Você estava cheio de energia."
"Está tudo em ordem, só quero garantir que tudo esteja perfeito antes de lançar", ele respondeu.
O primeiro sintoma
O tempo continuou passando sem nenhuma novidade. Eu tinha fortes suspeitas sobre a situação, mas não queria parecer insistente demais.
Dois meses depois, durante uma conversa descontraída regada de cerveja, perguntei brincando: "Por que você não lançou?"
Ele acabou confessando: "Eu simplesmente não conseguia ver um resultado claro. Apesar de todos os indícios de sucesso, sentia que faltava algo. Então, decidi desistir."
Aí está, a hipótese confirmada. Meu amigo foi vítima da Síndrome do Empreendedor de Escritório.
O Outro Lado da Moeda
Também conhecido popularmente como paralisia por análise; essa síndrome leva os empreendedores a querer saber e preparar tudo minuciosamente, mas na hora de agir, eles hesitam. É uma pena desperdiçar todo esse esforço.
No entanto, essa síndrome se manifesta de várias formas. O outro lado do empreendedor de escritório envolve preparar tudo meticulosamente, até mesmo lançar o empreendimento, mas não ter paciência para esperar pelos resultados.
Eles esperam se tornar milionários da noite para o dia. Mesmo que todas as estatísticas indiquem que a empresa terá sucesso, não é suficiente; eles querem isso agora.
E quando não conseguem, surgem dúvidas e hesitações. A impaciência aumenta, e eles começam a tomar decisões precipitadas.
No final, o que parecia ser um sucesso a longo prazo se transforma em um fracasso a curto prazo.
Como evitar cair nessa síndrome?
Se você se identifica com os sintomas do meu amigo, aqui está a melhor solução: Actue agora. É que nem tudo está pronto... Não me importa, actue agora. Não pesquisei o suficiente... actue. Actue agora. Pare de inventar desculpas e vá em frente; você terá tempo suficiente para melhorar seu produto ou fazer mais pesquisas. Comece cortando sua síndrome pela raiz.
Se você se familiarizar com o outro lado da moeda, lembre-se: os resultados estão muito atrasados. Direcione todas as suas ações para o sucesso a longo prazo e não se desvie desse curso; você ficará tentado a querer acelerar o processo, mas não caia nessa; isso só te deixará mais perto do fracasso.